dânio-gigante - meaning and definition. What is dânio-gigante
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is dânio-gigante - definition

ESPÉCIE DE INSETO
Cerambicídeo Gigante; Cerambicídeo gigante; Cerambicídeo-gigante

Tartaruga-gigante         
Tartaruga gigante; Jabuti gigante
O termo tartaruga-gigante é a designação comum a diversas tartarugas terrestres, de grande porte, da família dos testudinídeos.
Lagerstroemia speciosa         
Resedá Gigante; Resedá-gigante
O resedá-gigante (Lagerstroemia speciosa (L.) Pers.
Petrel-grande         
Petrel gigante; Macronectes giganteus; Macronetes; Petrel-gigante-do-norte; Petrel-gigante-do-sul; Macronectes halli; Macronectes; Petrel-gigante
Petrel-grande ou pardelão-gigante são os nomes comuns dados às aves procelariídeas do género Macronectes. Existem duas espécies conhecidas com este nome:

Wikipedia

Titanus giganteus

Besouro-gigante (nome científico: Titanus giganteus) ou simplesmente cerambicídeo-gigante, é o maior de todos os besouros conhecidos pela Entomologia, e figura entre as maiores espécies de insetos do mundo. Seu habitat são as florestas tropicais localizadas ao norte da América do Sul, especialmente na região norte do Brasil, nas Guianas e na Colômbia, podendo ser encontrados também no Equador e no Peru.

Os exemplares adultos desta espécie podem atingir com facilidade 15 cm de comprimento ou 16 cm de comprimento, isso sem contar o tamanho das enormes antenas que possuem. Costuma se dizer que suas grandes mandíbulas são fortes o suficiente para cortarem um lápis de madeira. Isso se dá por que esta família de besouros chamada "Cerambycidae" (cujas espécies são conhecidas popularmente como "serra-paus") se utiliza dessas grandes mandíbulas para cortarem galhos de árvores onde as fêmeas depositam os seus ovos.

Considera-se que os indivíduos adultos não se alimentam, vivendo às custas das reservas de energia adquiridas durante sua fase larval. Durante a fase adulta, cuja duração é apenas algumas semanas, buscam um parceiro para reproduzir-se.